quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escola pitagórica

escola pitagórica

Na Grécia, por volta do século VI a.C., Pitágoras (580-500 a.C.) fundou uma escola mística secreta chamada Escola Pitagórica.
Os membros desta sociedade, os pitagóricos, ti- nham uma filosofia de vida em que os números apresentavam importância fundamental: a harmonia do universo, o movimento dos planetas, a vida ani- mal e vegetal, o som, a luz, tudo isso só podia ser explicado através dos números.
Porém, a descoberta do famoso teorema “em todo e qualquer triângulo retângulo o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos qua- drados das medidas dos catetos”, que estuda- remos neste livro, levou os pitagóricos a uma nova descoberta que iria abalar os seus princípios a res- peito dos números.
Eles conheciam os números inteiros e as frações; estas não eram consideradas números mas repre- sentavam comparações entre grandezas de mesma espécie.
Observaram que, num quadrado, a razão entre a medida "D" da diagonal e a medida "L" do lado não poderia ser escrita como uma fração.
Para eles, essa situação contrariava a idéia de que tudo poderia ser expresso por uma relação de nú- meros. Assim, juraram nunca revelar a estranhos a existência desse fato inexprimível, o qual eles cha- maram dealogon.
Menos de um século depois, o segredo dos pita- góricos tornou-se conhecido de todos os pensa- dores, e o advento dos números irracionais marca o declínio da Escola Pitagórica como sistema de fi- losofia natural.
De acordo com os dados históricos, a Geometria dos antigos egípcios estava basea- da na pirâmide de base quadrada.
Como os egípcios faziam para obter ângulos retos?
Usando uma corda com 12 nós, os egípcios construíam um triângulo retângulo particu- lar para obter “cantos”em ângulos retos.
Esse triângulo particular tem lados medindo 3 unidades, 4 unidades e 5 unidades de comprimento. Nesse triângulo, o ângulo formado pelos dois lados menores é um ângu- lo reto.


Pythagorean school

In Greece, around the sixth century BC, Pythagoras (580-500 BC) founded a mystical school called secret Pythagorean School.The members of this society, the Pythagoreans, ti-encased in a philosophy of life that the numbers had fundamental importance: the harmony of the universe, the movement of planets, life ani-mal and vegetable, sound, light, all just could be explained through numbers.However, the discovery of the famous theorem "in any right triangle the square of the hypotenuse of the measure is the sum of the qual-squared measures of the legs", which studies in this book-oars led the Pythagoreans to a new discovery that would undermine its principles to re-chest numbers.They knew the whole numbers and fractions, these were not considered numbers but account for comparing quantities of the same species.They observed that in a square, the ratio of the measurement "D" and the diagonal dimension "L" on the side could not be written as a fraction.For them, this situation contradicted the idea that everything could be expressed as a ratio of num-mers. So vowed never reveal the existence of this strange fact unspeakable, which they cha-firmed dealogon.Less than a century later, the secret of the Pythagorean became known to all think-ers, and the advent of irrational numbers mark the decline of the Pythagorean School system as did losofia natural.
According to historical data, the geometry of the ancient Egyptians were, were based on the square pyramidal.Like the Egyptians made for right angles?Using a rope with 12 knots, the Egyptians built a triangle particu-lar for "corners" at right angles.This particular triangle has sides measuring 3 units, 4 units and 5 units in length. In this triangle, the angle formed by the two short sides is a mush it straight.

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